Projeto faz junção de literatura e programação cultural em Paraíso do Norte

O sucesso de um projeto faz com que ele cresça e se transforme. Foi isso o que aconteceu com o projeto Tarde Cultural: Contando e Encantando, de Paraíso do Norte, que neste ano trouxe uma nova proposta para o já tradicional e conhecido projeto Contação de História e Incentivo à Leitura.

A ideia surgiu com o intuito de atrair ainda mais jovens, estudantes e demais moradores da cidade, por meio de uma programação cultural que reunisse literatura e também ações gratuitas diversas, como capoeira, oficinas de hip hop e música. Para isso, o projeto foi além das bibliotecas e escolas: passou a ocupar praças de bairros mais afastados do Centro da cidade.

Durante a semana, as atividades se concentram em escolas municipais e particulares, centros municipais de educação infantil, Centro de Educação Infantil Conveniado e instituições educacionais em geral. Nos fins de semana e feriados, as ações acontecem com as atividades culturais e priorizam públicos e regiões onde residem pessoas que não têm condições de participar das atividades nos dias da semana.

 Bibliotecas mais movimentadas

Desde que o projeto teve início, em 2015, quando ainda se chamava Contação de História e Incentivo à Leitura, é notável o aumento no empréstimo de livros das bibliotecas. Em junho de 2017, foram 527 retiradas; em 2014, no mesmo mês, foram apenas 114. Em março deste ano, foram feitos 729 empréstimos, 503 retiradas a mais no comparativo com os registros do mesmo período em 2015.

O projeto já atingiu aproximadamente 1.800 pessoas, a grande maioria alunos da rede pública, e fomentou a contratação de cinco profissionais diretos, sendo dois estagiários, além da inserção de outros profissionais contratados para a realização das oficinas.

A meta é proporcionar à população a oportunidade de vivenciar novas experiências por intermédio da literatura e da cultura, garantindo a sua formação crítica.

Fonte: PGP-PR

Relacionados