Guaporema realiza concurso cultural com crianças e jovens para combater a dengue

Devido à epidemia de dengue que Guaporema sofreu em 2011 e 2013, a Secretaria de Saúde, em parceria com as Secretarias de Educação, Cultura e Esporte e a Agência de Correios do município, instituíram o Projeto Todos contra a Dengue. Estava evidente que a população não tinha conhecimento da gravidade dos riscos da doença e que a mudança de hábitos poderia interferir significativamente na redução da epidemia.

Implementado em 2013 e com previsão de ação até 2020, o projeto tem como meta inicial reduzir em 80% o índice de pessoas contaminadas pelo vírus. A estratégia aplicada foi a de realizar “arrastões” nos bairros, visitando casas para eliminar focos, larvas e potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, além de atividades, divulgações e palestras para conscientizar a população.

Um folder informativo da campanha foi enviado às residências pelos Correios. Quem participava das palestras ganhava brindes que reforçavam o combate ao mosquito: toalhas, bottons e bolsas ecológicas.

Concurso cultural

A estratégia que mais animou os moradores de Guaporema foi um concurso cultural voltado para estudantes na Escola Municipal Monteiro Lobato. Como forma de despertar o interesse e a criatividade dos alunos, o concurso foi realizado em 2013 pela primeira vez para eleger o melhor desenho relacionado ao combate à dengue.

A ideia mobilizou toda a comunidade, alunos e familiares se empenharam. Ao fim do concurso, em 2013, três alunos foram premiados e o vencedor teve seu desenho transformado em selo postal. Já os demais finalistas foram contemplados com brindes educativos.

Com essas ações, o município conseguiu diminuir os casos da doença e os índices vêm caindo anualmente, segundo dados da UBS. Com os resultados, o projeto foi apresentado em mais de 200 cidades paranaenses e ainda em 2013 foi selecionado para o Encontro Macrorregional do Programa Saúde na Escola em Maringá, como um exemplo de prevenção de doença e promoção da saúde nas escolas.

Fonte: PGP-PR

Relacionados