Grandes projetos paranaenses de gestão pública são reconhecidos na cerimônia de premiação do VI PGP-PR

Na noite de 26 de novembro, gestores públicos, auditores fiscais, parlamentares, autoridades e convidados participaram da cerimônia de premiação do VI Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O evento celebrou projetos inovadores das administrações públicas municipais que estão melhorando a vida da população paranaense.

Neste ano, a iniciativa promovida pelo Sindafep teve o tema Agricultura: produtividade e sustentabilidade. No entanto, também foram reconhecidos bons trabalhos em áreas como educação, saúde e segurança pública. Ao todo, foram mais de 120 projetos inscritos, dos quais cerca de 30 foram agraciados com menções honrosas, certificados de reconhecimento e troféus.

Segundo o coordenador-geral do Prêmio, Laerzio Chiesorin Junior, o ponto alto da premiação é a visibilidade dada a boas iniciativas de municípios, que passam a ficar registradas em um grande banco de projetos que pode ser acessado por gestores de todo o país.

“Temos que mostrar aos nossos prefeitos que um projeto pequeno pode fazer toda a diferença. Não é o tamanho que importa, mas a sua realização. O que nós queremos é encontrar projetos que façam a diferença na vida da comunidade todos os dias, e que os gestores sejam reconhecidos por usarem a criatividade para resolver problemas”, explicou Laerzio.

A valorização da competência na administração pública também é uma das principais qualidades do Prêmio para o presidente da ALEP, o deputado estadual Ademar Traiano (PSDB-PR). “Aqui estão realmente gestores capazes, com equipes comprometidas, que estão de acordo com os clamores da sociedade. É preciso elogiar o Sindafep por esse evento extraordinário, que constrói pontes permanentes para que as ideias possam germinar e aflorar na comunidade”, afirmou.

Vencedores

O PGP-PR dispõe de quatro categorias principais: Administração Tributária, Tecnologia da InformaçãoAgricultura – o tema desta edição – e Melhor do Ano, que premia o projeto com a maior nota segundo a Comissão Julgadora.

Em Administração Tributária, o projeto vencedor foi implantado em Ponta Grossa. A iniciativa Justiça Fiscal: o Portal da Transparência da Dívida Pública no Município de Ponta Grossa como Forma de Diminuição da Inadimplência usa um sistema de premiação para os contribuintes em dia com tributos municipais. Como resultado, a inadimplência na cidade despencou, enquanto a arrecadação cresceu.

Em Tecnologia da Informação, o projeto vencedor foi o Geo Guaíra. Por meio da digitalização do mapa da cidade, a equipe conseguiu mapear todos os locais do município em que não existiam galerias fluviais e pontos do território que não eram acessíveis à população. O conhecimento permitiu a implantação de melhorias de acessibilidade.

Já na categoria Agricultura, o vencedor foi o programa Ubiratã Campo Fácil, que oferece apoio e estrutura para o cooperativismo e a agricultura familiar na região, beneficiando dezenas de famílias.

O prêmio mais esperado da noite – o troféu de Melhor do Ano – ficou com o projeto Cidadãos do Futuro, de Quarto Centenário. Desenvolvido na área de educação, o programa oferece acolhimento e atividades extracurriculares socioculturais e esportivas para crianças e adolescentes do município, retirando jovens das ruas e promovendo a mudança social por meio da educação.

Para o presidente do Sindafep, Wanderci Polaquini, o resultado da premiação reforçou a certeza de que o legado deixado será de mais desenvolvimento e qualidade de vida em todo o estado.

“O PGP-PR vem se consolidando como ferramenta de grande importância para a construção de políticas públicas tão necessárias às mudanças sociais fundamentais para a construção de um Paraná mais justo. Queremos agradecer e parabenizar os gestores municipais que se inscreveram. Todos os programas estarão disponíveis no banco de projetos e poderão ser usados para melhorar a vida de toda a sociedade”, afirmou Polaquini.

O tema da oitava edição do PGP-PR também foi anunciado durante a cerimônia de premiação. Em 2019, o Prêmio terá o tema Urbanismo. Todas as informações sobre a abertura de inscrições e andamento das atividades serão divulgadas no site do Sindafep (sindafep.org.br) e na página oficial da premiação (www.pgp-pr.org.br).

Fonte: Sindafep

Relacionados